
Categoria: Artigos
Data: 18/12/2023
A tradição diz que os magos eram três reis. Citam inclusive seus nomes: Belchior, Gaspar e Baltazar. A Bíblia, porém, nada diz a esse respeito. Apenas informa que eram uns magos que vieram do Oriente. Enquanto Herodes, o Grande, está furioso, com medo de perder o trono, e os escribas estão indiferentes, nutrindo um conhecimento sem piedade, os magos, mesmo sem a revelação especial, viajaram do Oriente a Jerusalém porque viram a sua estrela (Nm 24.17), uma profecia messiânica.
Eles andaram cerca de mil quilômetros por desertos tórridos para adorar o menino Jesus. Uma vez informados de que o Messias deveria nascer em Belém da Judeia, partiram para lá. A estrela que viram no Oriente, agora, guia-os até o local onde estavam José, Maria e o menino. Eles entram e, ao verem o menino, prostram-se e adoram a Jesus, oferecendo-lhe ouro, incenso e mirra. Eles não adoraram a José e a Maria, mas a Jesus.
Por intermédio de seus presentes, reconheceram que Jesus é o Rei dos reis, o grande Sumo Sacerdote e o Profeta que deveria morrer pelos nossos pecados. Enquanto aqueles que estavam perto de Jesus não o reconheceram, os gentios de longe vieram para adorá-lo. E você reconhece a Jesus como o Senhor da sua vida, aquele que morreu, ressuscitou, está à destra de Deus e voltará?